Projeto

O primeiro passo para a instituição da Câmara Mirim de Mamborê foi dado com a aprovação da Resolução n° 04/2011 na Sessão da Câmara Municipal de Mamborê, no dia 22 de novembro de 2011. O citado Projeto de Resolução é de autoria do então vereador Antonio Luciano dos Santos. No entanto, o Programa Câmara Mirim veio a se concretizar no ano de 2018.

Em outubro de 2017, o Presidente da Câmara, Jairo Silveira de Arruda (PDT), e todos os vereadores, realizaram visitas nos 04 (quatro) estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio do Município de Mamborê, da rede pública e privada, falando sobre o Programa Câmara Mirim.

No ano de 2018 foram firmadas parcerias com o Tribunal Regional Eleitora do Paraná – TRE/PR e Secretaria de Estado e Educação – SEED para implementação do Programa Câmara Mirim.

Os estabelecimentos de ensino participantes do Programa Câmara Mirim são Colégio Estadual João XXIII, Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga, Escola Estadual Rui Barbosa e Escola Nossa Senhora de Fátima.

Desta feita, fora possível realizar todo o processo eleitoral que culminou com a Primeira Legislatura, elegendo-se então 9 (nove) vereadores mirins. A eleição ocorreu no dia 26 de junho de 2018, sendo os eleitos diplomados pela Justiça Eleitoral na data de 14 de agosto, e, por fim ocorrendo a Sessão Solene de Posse na data de 28 de agosto do mesmo ano; e primeira sessão ordinária no dia 25 de setembro de 2018.

A primeira Legislatura é composta pelos seguintes Vereadores Mirins:

– Adaildo Augusto Okopnik Santos – Colégio Estadual João XXIII

– Camila Klak Silvério – Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga

– Camila Ramos da Silva – Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga

– Gabriel Lara – Escola Estadual Rui Barbosa

– Lucas Prado Pezzini – Escola Estadual Rui Barbosa

– Mariana de Oliveira Glovienka – Escola Estadual Rui Barbosa

– Nayane de Souza Moreira – Escola Nossa Senhora de Fátima

– Paulo Henrique Santos de Oliveira – Escola Estadual Rui Barbosa

– Vinicius Garcia Castro – Colégio Estadual João XXIII

 

Objetivo

O Programa Câmara Mirim tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela política, que é a discussão de ideias e sugestões visando a melhoria da sociedade. Além das sugestões, através de Indicações, os Vereadores Mirins poderão também apresentar Requerimentos e Projetos de Lei. Todos serão encaminhados à Câmara Municipal de Mamborê e poderão ter sequência, mantendo sempre a divulgação da origem/autoria do mesmo, que é a Câmara Mirim.